Sobre melancolia, esperança, insônia e as trilhas que acompanham tais momentos...

 Há tempos não escrevo aqui...

até tentei alguns dias atrás, mas a inspiração não veio...

Aliás, não sei se ela virá hoje também, mas cá estamos, tentando...


Hoje a melancolia veio forte...ao lado de diversos sentimentos confusos...

alguns ruins, outros bons...


É a soma dos fatores que me cercam. Algumas possíveis novidades, grandes mudanças, e o medo de encarar tais coisas. 

Ao mesmo tempo, há uma ansiedade para encarar as mesmas. Novos ares, novos desafios.

Isso tudo somado aos fantasmas que me cercam, trazem uma tormenta de pensamentos e sentimentos que inebriam e desestabilizam.

Nessa melancolia, a trilha sonora também faz parte. E em meio às canções que me inspiraram a escrever algo hoje, está uma daquelas músicas que você pensa "como eu não ouvi isso antes?".

Alguns dias atrás tive a oportunidade de, a trabalho, ver um novo filme. Trata-se de Coda, cujo título em português eu não me recordo. 

O filme, aquele típico drama americano sobre família, mudanças, dificuldades. Até me surpreendi, pois, apesar de um tema clichê, o filme se sai bem. O roteiro, baseado em um filme francês tenha sido o que faz as coisas funcionarem. E em meio ao filme, uma música me chamou a atenção. 

Trata-se de Both Sides Now, um clássico de Joni Mitchell. Eu falei que se tratava de uma música que eu deveria ter ouvido antes.

Desde aquele dia, a voz de Joni tem ecoado em minha cabeça. Acompanhado minha melancolia. Mas também minhas esperanças.

Eu já conhecia algumas coisas dela. O episódio de Anos Incríveis em que toca River é uma das coisas mais emocionantes que já vi. Mas, infelizmente, nunca havia ouvido Both Sides Now antes.

A música, com uma letra de profundidade absurda, traz consigo um sentimento que não sei explicar. Ao mesmo tempo que ela alimenta a melancolia, ela também alimenta a paz.

E principalmente, o que percebo é que ela fala de amor, em sua forma mais simples. O amor que nos cerca, nos preenche e nos aprisiona. São os dois lados do amor que ela fala, de forma sutil e delicada. Nos detalhes, na vida, e finalizando dizendo que da vida não conhece nada..

Pois é Joni..não é só você...

Passaram-se alguns anos desde que você escreveu essa canção, e seguimos aqui, tentando entender os mesmos questionamentos...

E enquanto a melancolia não passa, e a esperança não se torna realidade, sigo aqui, ouvindo a música no repeat enquanto o sono não chega...



Comentários

Postagens mais visitadas