Sobre competir, lutar e saber perder…

Depois de alguns dias de calmaria, a tormenta resolveu aparecer.

As ondas são altas e grande é o mar.

Mas como me disse um amigo uma vez, quando você leva um caldo e o mar te engole, a única coisa que resta é relaxar e deixar o mar te levar. Se você tentar lutar, irá afundar. 

Essa ilustração me mostra como muitas vezes precisamos saber perder.

Em tempos de olimpíadas, tal comparação se torna ainda mais coerente. Não é sobre quem treinou mais, quem teve mais incentivo. É sobre saber perder. Quando não se sabe, o gosto da derrota é amargo e só a vitória importa. Mas nem todos vencem.

Aceitar isso traz tranquilidade. Faz com que o fardo seja menos pesado. E em muitas vezes, traz o incentivo e a superação necessária para vencer. 

Parece contraditório, talvez confuso, mas na minha cabeça faz sentido.

Não que seja fácil

Nem que eu consiga fazer isso.

Mas sim. Eu perdi. E continuo perdendo.

Às vezes falta ar. 

Às vezes falta fé.

Às vezes sobra mágoa.

Às vezes a luz parece não existir mais.

Mas entendi que perdi. E esse é o primeiro passo.

A luta ainda é longa, o mar é bravo, e eu não sei nadar.

E sigo a vida de marinheiro, tentando aprender a sobreviver, e percebendo que muitas vezes, é preciso desistir e deixar a tormenta passar.


Ainda não é fácil, não diminui a dor. Mas ajuda a continuar competindo por algo melhor…


E por algo melhor, apenas quero dizer que sigo lutando por um pouco de paz…

Comentários

Postagens mais visitadas